• Cruzeiro vence e deixa o Galo, seu maior rival, para trás em século azul

16-02-2009 18:06


O tabu de quase dois anos sem derrota do Cruzeiro para o Atlético era o grande assunto antes do clássico de ontem. E a vitória de 2 a 1 do time de Adilson Batista, com gols de Ramires e Soares, com Diego Tardelli descontando, transformou em dez o número de partidas do time da Toca sem derrota para o maior rival.
O que impressiona não é só a invencibilidade de dez jogos do Cruzeiro, maior marca da história do clube nos clássicos contra o Atlético e que foi alcançada pela terceira vez, mas a superioridade celeste sobre o maior rival.
Dos dez jogos sem derrota para o Atlético, o Cruzeiro venceu nove. Nas marcas anteriores, a superioridade nunca foi tão grande. Entre 1966 e 1968 foram cinco vitórias celestes e cinco empates. Entre 2000 e 2002 foram só três vitórias do Cruzeiro e sete empates.
A supremacia cruzeirense pode ser facilmente explicada numa análise dos números do clássico neste século. Foram 36 confrontos, e o Cruzeiro venceu a metade (18). Já o Atlético ganhou apenas sete. Foram 11 os empates. Nos gols marcados a diferença também é grande. São 59 cruzeirenses e 45 atleticanos.
Dos nove anos desta década, em quatro o Atlético passou sem vencer o Cruzeiro. Este ano, em dois clássicos contra o rival, perdeu duas vezes. O Galo conseguiu ganhar mais do que perder apenas em uma temporada (2004), quando a única derrota significou a perda do Campeonato Mineiro. Com a vitória de 2 a 1 de ontem, o Cruzeiro acumulou a sexta vitória seguida sobre o Atlético, uma marca significativa do técnico Adilson Batista, que comandou a equipe em todos estes jogos.
No clássico de ontem, a péssima atuação de Alício Pena Júnior acabou colocando em xeque a manutenção do tabu pelo Cruzeiro. A motivação para o próximo confronto, que pode ser ainda neste Campeonato Mineiro, na fase final da competição, já está garantida. Até porque caso o Galo não vença, verá o rival estabelecer sua maior invencibilidade na história do confronto, que começou a ser disputado em 1921.
A maior marca do clássico foi alcançada pelo Atlético, que entre 1985 e 1987 permaneceu 13 partidas invicto diante do Cruzeiro, com cinco vitórias e oito empates. No período o Galo foi bicampeão estadual, em 1985 e 1986.
O clássico ainda vai render muita polêmica, mas os dois times não têm nem tempo para pensar no confronto de ontem. O Atlético já viaja hoje para Sergipe, onde estreia na próxima quarta-feira na Copa do Brasil encarando a Itabaiana, às 21h50, em Itabaiana.
O Cruzeiro tem uma tarefa ainda mais ingrata pela frente. Na quinta-feira, às 19h30, o time faz a sua estreia na Copa Libertadores. E encara o Estudiantes, da Argentina, seu adversário mais difícil no Grupo 5 e que vem ao Mineirão credenciado pelo vice-campeonato da Copa Sul-Americana no ano passado.
Pelo Estadual, os dois times só voltam a jogar no próximo sábado. O Atlético recebe o Rio Branco, no Mineirão. O Cruzeiro vai enfrentar o Uberaba, no Estádio Engenheiro João Guido, no Triângulo.

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.