• Cruzeiro brilha no Morumbi e mantém vivo o sonho do tri na Libertadores

19-06-2009 13:42

 

O Cruzeiro segue mais vivo que nunca na briga pelo sonhado tricampeonato da Copa Libertadores da América. Nesta quinta-feira, o time celeste deixou para trás o histórico recente de fracas atuações fora de casa e, mostrando um brilhante futebol, arrancou uma merecida vitória contra o São Paulo, por 2 a 0, no Morumbi, pelas quartas quartas-de-final do torneio continental. Os gols do jogo foram marcados por Henrique e Kléber, cobrando pênalti. Como também venceu o primeiro confronto, por 2 a 1, em Belo Horizonte, a Raposa carimbou com sobras o passaporte na próxima fase.

VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO JOGO

Nas semifinais, o time de Adílson Batista enfrenta outro brasileiro, o Grêmio, que eliminou o Caracas, da Venezuela. Time de melhor campanha na primeira fase, o tricolor gaúcho terá a vantagem no duelo. O primeiro jogo acontece no Mineirão, dia 24 de junho, enquanto a partida de volta está marcada para o dia 1º de julho, em Porto Alegre.

O jogo

Os instantes iniciais mostravam que a partida seria catimbada e com muito contato físico. Em apenas 25 segundo, Kléber, jogador mais visado pelo Tricolor, já havia sofrido uma falta e cometido outra. Apesar de alguns lances mais ríspidos, o juiz argentino Sergio Pezzoto deixava o jogo correr. As duas equipes, visivelmente nervosas, valorizavam a posse de bola e não se lançavam de forma desordenada ao ataque.

Aos poucos, o São Paulo passou a tomar a iniciativa do jogo, mas a defesa celeste, bem postada, não deixava o ataque adversário se aproximar do gol de Fábio.

Aos 19, a primeira chegada celeste sinalizava a mudança no panorama do jogo. Após lançamento longo da esquerda, Kléber invadiu a área do São Paulo, mas se enrolou com o zagueiro Renato Silva quando tentava dominar a bola. O Gladiador levantou reclamando de pênalti, que não existiu.


Junior Lago/Reuters
Kléber deu muito trabalho ao Tricolor

Três minutos depois, Wellington Paulista perdeu ótima chance. Gérson Magrão fez bom cruzamento pela esquerda e o centroavante, sem marcação, apenas resvalou na bola, que saiu à esquerda do goleiro Denis. O Cruzeiro continuou em cima e quase abriu o placar aos 26. Jonathan fez bela jogada pela direita e tocou para Henrique. O volante apenas ajeitou para Kléber, que acertou uma bomba da entrada da área, exigindo ótima defesa do goleiro são-paulino.

Aos 38, foi a vez do time da casa levar perigo. Junior César avançou pela esquerda e arriscou de fora da área. Borges quase desviou e Fábio fez sua primeira defesa na partida.

Pouco antes do fim do primeiro tempo, o São Paulo perdeu o volante Eduardo Costa, expulso após uma entrada forte em Jonathan. O jogador já havia sido advertido com o cartão amarelo por uma falta em Kléber. O lance foi o último de relevância dos primeiros 45 minutos.

Segundo tempo

Com um atleta a menos e precisando da vitória, o São Paulo voltou para a etapa final com duas modificações: Dagoberto no lugar de Washington e Hernanes na vaga de Junior César. Apesar das modificações, o jogo pouco mudou e o time da Toca seguia impecável na marcação e com uma boa saída para o ataque, com muita velocidade.

Aos 8, Marlos encontrou uma brecha pelo lado direito e cruzou para a área. Dagoberto dividiu com a zaga cruzeirense, que conseguiu mandar para escanteio.

O troco celeste foi rápido. Aos 10, Wagner avançou pela esquerda e arriscou de fora da área. A bola subiu muito e saiu por cima do gol de Denis. Dois minutos mais tarde, Wellington Paulista não conseguiu alcançar a bola após bom cruzamento da esquerda, perdendo mais uma chance.

O domínio celeste era incontestável e, aos 21, se refletiu também no placar. Henrique recebeu pela direita a acertou um chute espetacular no ângulo direito de Denis, que não teve qualquer chance. O placar quase aumentou dois minutos depois. Kléber recebeu lançamento pela esquerda, invadiu a área e chutou sem direção, para desespero de Wellington Paulista, que entrava sozinho pelo meio.

Aos 36, o Cruzeiro carimbou definitivamente a vaga na semifinal. Após chute da entrada da área, André Dias colocou a mão na bola e Sergio Pezzoto não pensou duas vezes para anotar o pênalti e expulsar o zagueiro. Kléber, com muita tranquilidade, marcou o 20º gol dele na temporada.

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.