Gilberto não tem receio em assumir a "10"

12-08-2009 19:31

 

O lateral-esquerdo Gilberto mostrou em pouco tempo no segundo tempo contra o Coritiba que tem qualificação para assumir o posto de armador da equipe celeste. O jogador recém-contratado do Tottenham-ING coloca-se à disposição para vestir a camisa 10, que há pouco pertencia a Wagner, em processo de negociação com o Lokomotiv-RUS.

Gilberto diz que ainda não está no auge da forma física, mas lembra que Athirson torceu o tornozelo esquerdo em Curitiba, o que pode abrir uma brecha na equipe. Ele quer mostrar nos próximos dias que pode ser o armador no domingo, contra o Santos.

"Estou buscando o meu melhor condicionamento. Dentro das circunstâncias, o Athirson sentiu o tornozelo e pode ser que eu venha a jogar no meio-campo. Mas isso vai depender muito dos treinamentos durante a semana. Se tiver que jogar como camisa 10, meia de ligação, não vejo nenhum problema, já fiz essa função", observou.

Com mais de dez anos de carreira, Gilberto domina bem os espaços do campo e sabe como se comportar, seja na lateral, seja no meio-campo. A vivência também lhe ensina que o jogador não deve se recusar a cumprir determinadas funções que não as de origem.

"No meio-campo você fica mais próximo do gol, tem a chance de colocar um companheiro na cara do gol, tentar fazer o gol também. Na lateral você fica mais restrito a fazer os cruzamentos e tentar uma jogada pelo meio. Com 33 anos, sei que essa coisa de escolher posição para jogar é complicado", comentou.

Com experiência de quem passou as últimas cinco temporadas no futebol europeu, Gilberto propõe uma análise do rumo que o decantado camisa 10 está tomando. Ele defende que o meia que joga solto, só se preocupando em armar, não resistirá por muito tempo.

"Na Europa praticamente já não existe o '10' mais. Na Europa, ele está perdendo espaço justamente pela evolução, a dinâmica do futebol hoje, que é de muita correria, contra-ataque em cima de contra-ataque. Antigamente tinha o '10', que não ficava parado, mas era o cérebro do time, as jogadas passavam pelo pé dele, sem aquela preocupação de marcar, e articulava as jogadas para os atacantes. Esse jogador está entrando em extinção. Principalmente no futebol europeu, todo mundo precisa marcar, se ajudar", analisou.

Quarta-feira começa com treino técnico

O técnico Adilson Batista comandou na manhã desta quarta-feira um trabalho técnico em campo reduzido, seguido de chutes a gol. O goleiro Fábio, o lateral-direito Jancarlos, o volante Fabrício e o meia Bernardo se exercitaram na sala de musculação. Athirson permaneceu em tratamento, assim como Elicarlos, com uma torção no tornozelo direito.

Dentro da posição de recuperar os atletas do desgaste de 17 jogos em 57 dias, Fábio, o lateral-direito Jonathan, o zagueiro Leonardo Silva, o volante Marquinhos Paraná e o atacante Wellington Paulista foram dispensados do treino da tarde desta quarta-feira.

(Esse material está liberado para reprodução. Os órgãos de imprensa devem citar o Site Oficial do Cruzeiro como a fonte da informação).

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.