• Cruzeiro arranca no Mineirão pelo tri da Libertadores

19-02-2009 13:39

O Cruzeiro inicia nesta quinta-feira, às 19h15, no Mineirão, contra o Estudiantes de La Plata, da Argentina, a sua 11ª campanha na Copa Libertadores, principal torneio da América e que completa este ano a 50ª edição. Com um elenco mais qualificado e experiente em relação ao de 2008, o clube mineiro arranca com o apoio da torcida azul em busca do tricampeonato continental.

A conquista da Copa Libertadores desse ano é uma obsessão de dirigentes, da comissão técnica e de jogadores, que sonham com a possibilidade de recolocar o Cruzeiro na disputa do Mundial, título que ainda falta na galeria de troféus da Toca da Raposa.

Para atingir o feito, nove jogadores foram contratados, com destaque para os atacantes Kléber, ex-Palmeiras e Dínamo de Kiev, e Wellington Paulista, destaque do Botafogo em 2008. Mas o diferencial foi a manutenção da base que já alimentou esperanças dos cruzeirenses do ano passado.

Devido à crise financeira mundial e seus reflexos no futebol, a única estrela vendida pelo Cruzeiro foi Guilherme. Dos males, talvez, o menor. O técnico Adílson Batista segue contando com o goleiro Fábio, o zagueiro Thiago Heleno, os volantes Fabrício, Ramires e Marquinhos Paraná, o meia Wagner e ainda tem peças de reposição de alto nível, como o zagueiro Anderson, o lateral Jancarlos, o jovem meia Bernardo e muitos atacantes.

Há também que se destacar a presença de Juan Pablo Sorín no grupo. Curado de uma tendinite no joelho direito e de uma inflamação no pé direito, o lateral argentino, ídolo da torcida, estará de volta aos campos em breve. Por ora, ele já exerce influência positiva junto aos colegas nos bastidores, graças à sua vasta experiência internacional.

Pés no chão e muita esperança

Mas em meio a tantos pontos favoráveis, o técnico Adílson pede cautela. Acostumado a disputar a Copa Libertadores, principalmente como atleta, ele sabe que o título é resultado principalmente de trabalho duro, concentração nas partidas e poder de decisão. “Temos que pôr em prática isso que falam de nós. Estão falando bem do Cruzeiro em todo lugar, mas temos que comprovar isso dentro de campo. Não podemos nos iludir”.

O grupo parece ter assimilado esse pensamento e promete um espírito guerreiro nos jogos, a começar pelo duelo desta quinta-feira, contra o Estudiantes, vice-campeão da última Copa Sul-Americana. “É primordial a gente já conseguir esses três pontos num jogo difícil, contra um dos concorrentes diretos à vaga na próxima fase”, disse o goleiro Fábio, lembrando que o Cruzeiro terá na seqüência duas partidas fora de casa, contra o Deportivo Quito, no Equador, e o Universitário de Sucre, na Bolívia. “Com a vitória a equipe vai mais confiante para esses jogos”, completou.

Os 11 da estreia


Paulo Filgueiras/EM/D. A Press
Fabrício e Gérson Magrão devem ser titulares contra o Estudiantes nesta quinta-feira

Nessa estreia com Mineirão lotado, o Cruzeiro estará sem o volante Ramires, seu principal jogador no momento. Ele cumprirá suspensão pela expulsão contra o Boca Juniors no ano passado. O substituto tende a ser Fabrício, outro ídolo da torcida cruzeirense, e que só atuou este ano contra o Guarani, pelo Estadual. Elicarlos, também testado na função, é outra opção.

O Cruzeiro também pode perder Fernandinho na lateral esquerda. Ele se queixa de dores na coxa direita desde o clássico com o Atlético. O seu substituto natural é Gérson Magrão. Sorín não foi relacionado porque ainda aprimora a forma física na Toca II.

Adílson Batista ainda alimentou durante a semana uma dúvida no ataque, pois testou várias formações. Wellington Paulista e Thiago Ribeiro, titulares até então, são os favoritos. Soares deve mais uma vez ficar como opção para o segundo tempo. Outra atração aguardada pelos cruzeirenses é a estreia de Kléber. Ele foi testado no time titular, mas deve ficar na suplência.

Os adversários

O Estudiantes, vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2008, garantiu vaga no grupo 5 ao eliminar o Sporting Cristal do Peru na seletiva. Assim como o Cruzeiro, a base de 2008 foi mantida. O volante Juan Sebastián Verón, titular da seleção argentina em duas Copas, é o nome do clube de La Plata.

O técnico Leonardo Astrada não fez mistério e desembarcou com a delegação nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, com o time escalado. Outros nomes de destaque são o lateral-direito Angeleri, o meia Benítez e o atacante Boselli. (UAI)

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO

x

ESTUDIANTES-ARG
Escalações
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Gérson Magrão; Henrique, Fabrício, Marquinhos Paraná e Wagner; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista


Andújar, Angeleri, Desábato, Cellay e Germán Re; Perez, Braña, Verón e Benítez; Salgueiro e Boselli
Técnicos
Adilson Batista


Leonardo Astrada
Data e horário: Quinta-feira, dia 19/02, às 19h15
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)
Auxiliares: Emigdio Ruiz e Rodney Aquino (Paraguai)
Motivo: 1ª rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores

Voltar

Procurar no site

© 2008 Todos os direitos reservados.